guns ain't roses

guns ain't roses

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aos que gostam de burocracia que me desculpem

( A nata de Brasília)
Me lembro bem quando ouvi falar pela primeira vez em uma simulação da ONU. Meu primo comentou de uma noite cultural que ia acontecer com comida de vários países e coisas desse tipo. Alguns anos depois, um amigo meu comentou das pérolas de um tal de Sigma Mundi, me explicou o que era, mas eu não entendi direito só fui descobrir mesmo o que era quando finalmente entrei no Sigma.
Simular é bem simples. Um monte de adolescente vestidos com roupas sociais se chamando de delegado, divididos em comitês com temas falando fora do usual (crise no mundo árabe, caso da Serra Leoa, situação da Líbia etc) e aprimorando as técnicas de discurso. Simular de verdade é mais complicado. Você tem que aprender as técnicas do jogo, ter uma boa conversa fiada, jogo de cintura e o mais importante, você tem que gostar. Não tem que fazer isso porque alguém te disse melhora sua fala em público ou só porque melhora suas notas do segundo período (dupla verdade), mas porque simular faz você ter uma mente aberta para um mundo que é muito grande.


Eu tenho poucas simulações no meu currículo, mas sinto a diferença. Não se trata só de estar ali e ser um caça-menção (aqueles delegados que querem chamar atenção e serem eleitos os melhores dos comitês), mas de conhecer coisas que você não conheceria se não simulasse. Por exemplo, alguém ai sabe onde fica Chade? Se trata também de criar um senso de humanidade e trabalho em equipe fora do comum. Se trata mais ainda de fazer amigos.


Amigos sim, por que não? Simular não se trata só de ter excelência acadêmica, mas de festejar. Festejar porque somos jovens e estamos atuando num mundo, festejar porque nós somos os amigos que se juntam para beber e para discutir sobre qual seria o melhor tema de comitê da História. Festejar porque afinal de contas, a vida é isso, a vida é uma festa. Temos muito o que festejar e pra vocês que acham que simulação é só uma experiência acadêmia, fodam-se vocês.





4 comentários:

Lucas de Carvalho disse...

Verdades Absolutas!

Raíssa Ruperto disse...

Adorei Cris ! Falou e disse !

Ferds disse...

Que bom q vc teve esse tipo de experiência, queria ter aproveitado algumas da minha época.

Aproveita...pq passa

Bjos

Clara Brito disse...

Super verdade, só quem já esteve em uma simulação sabe o que é ;]