guns ain't roses

guns ain't roses

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Você é patriota?

Hoje de tarde abri o site da Veja,em um artigo da Lya Luft sobre Educação (http://veja.abril.com.br/030210/educacao-quarto-mundo-p-022.shtml).Fala que o Brasil foi colocado pela Unesco em 88º país no ranking de desenvolvimento educacional.
Lya criticou de certa forma,o jeitinho brasileiro de ser (pelo menos ao meu ver): esconder a realidade dando aquela levantadinha no tapete que faz com que os gringos venham pra cá achando que o Brasil é o país do futebol,dos bíquinis fio-dental e do samba.
O problema é que nós brasileiros,sabemos exatamente como esse país é:um daqueles lugares confusos de se viver,onde os políticos que comandam um estado não tem a decência de renunciar quando estão metidos em um escândalo comprovadamente real (COF COF PAULO OTÁVIO),onde a classe C está mais interessada em comprar o celular do ano do que investir na educação dos filhos.
Meu professor de História,uma vez perguntou se nós éramos Patriotas,ou seja se tínhamos muito orgulho do nosso país.Parei e pensei:meu país não me deu nem um suporte para eu estar onde estou.Nem pra mim,nem pros meus aliás,que estudaram em colégio público a vida inteira e mesmo sendo muito pobres durante a infância,nunca foram atrás de Bolsa Família ou coisas do gênero.Meu país fica eufórico em época de Copa e parece até que surge aquele sentimento de ufanismo e irmandade em todos nós,mas é tudo momentâneo; depois de ver representantes brasileiros,que em geral moram na Europa,perder pra alguma outra seleção,nós voltamos cada um pra cada classe.Meu país costuma ser bem dividido também: você distingue fácil quem é pobre e quem é rico.
Enfim,deixo a pergunta pra vocês.Ou melhor,vou reformular: além das palmeiras e dos sabiás,há coração patriótico que aguente tudo isso?

Nenhum comentário: